Sobre o Município

Potencialidades

Potencialidades

O município de São José do Piauí - PI é um cenário de grande potencial turístico

O município apresenta um grande potencial turístico: muitos pontos com inscrições rupestres, inclusive alguns recém-encontrados casualmente, constituindo um verdadeiro acervo arqueológico

...

O município apresenta um grande potencial turístico: muitos pontos com inscrições rupestres, inclusive alguns recém-encontrados casualmente, constituindo um verdadeiro acervo arqueológico. As inscrições rupestres podem ser facilmente encontradas em vários locais tanto na zona urbana como na zona rural, são desenhos ainda não estudados, mas que representam em primeira analise aves, lagartos, plantas dentre outras formas de comunicação deixadas pelos primeiros pelos povos que habitaram a região a centenas de anos.

Letreiro com pinturas rupestres nas formações rochosas ainda não exploradas.As planícies que se juntam ás formações rochosas no entorno da cidade de São José do Piauí exibem um cenário de rara beleza.

O local onde hoje se encontra a cidade de São José do Piauí-PI foi habitada por outros moradores antes dos colonizadores e desbravadores que povoaram o município, isso tem suas evidencias nas pinturas e inscrições rupestres presentes atualmente ao redor da cidade, sobretudo a objetos encontrados em escavações pelos moradores como, por exemplo, durante a escavação do alicerce da igreja católica em 1944 foram encontrados grandes potes de barro, com formato arredondado grosso e não muito alto, com ossos, provavelmente de pessoas. Em 1964, durante escavação de buracos para plantio de arvores foi encontrado mais potes de barro com ossos, espécie de urnas funerárias. E mais recentemente, na década de 1970 ao ser escavado os buracos dos postes de instalação de energia elétrica na cidade foram encontrado mais potes de barro com ossos dentro, inclusive uns menores, supondo ser ossos de criancinhas, nas proximidades onde foram encontrados os anteriores, próximo a atual praça Antônio Pedro Bezerra. Não se sabe ao certo o destino desses materiais encontrados, mas acredita-se que eles foram simplesmente descartados.

Em uma caverna localizada no alto de um morro a próximo a cidade de São José do Piauí, chamada Toca do Gato, é possível ter uma vista privilegiada de toda a cidade, além disse nela estão varias inscrições e registros rupestres que retratam o cotidiano dos povos pré-históricos.

Caverna Toca do Gato, em São José do Piauí - PI

Mas o principal marco da Caverna Toca do Gato é a presença de Grandes potes de barro fixados no chão. Esses potes foram descobertos a mais de dez anos pelo senhor Manoel José Bezerra, “Manoel de Ze de Quinco”, através de escavações no local.

Grandes potes de barro fixados no chão da caverna Toca do Gato, em São José do Piauí - PI

Jaqueline Barbosa, Controladora Geral do município.